sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dia 08 de Abril - Dia do Buda

Passeando pela net em busca de Imagens para colocar aqui em nosso Blog, encontrei um blog interessante que chama diadeque.wordpress.com e li uma matéria bem interessante e resolvi copia-la e segue todo o direito do autor do Blog diadeque.wordpress.com e quero dividir também com vocês!


No Brasil é dia do Jornalista, dia do Corretor e dia do Médico Legista. No mundo, é o dia Mundial da Saúde, o Dia Mundial de combate à hipertensão e o Dia Mundial da Luta contra o Fumo. Já em Moçambique é o Dia da Mulher Moçambicana e em Portugal é o (curioso) dia Nacional dos Moinhos.
Hoje também se comemora o nascimento de Buda, cujo nome era Sidarta Gautama. Sidarta nasceu em 566 AC (provavelmente) e morreu em 486 AC (possivelmente). Na maioria das tradições budistas, ele é considerado como o “Supremo Buda”, Buda significando “o desperto”.
Budinha
Os textos antigos sugerem que Gautama não estava familiarizado com os ensinamentos religiosos dominantes do seu tempo até que partisse em sua busca religiosa, que foi motivada por uma preocupação existencial com a condição humana. O pai de Buda foi um rei e, por tradição, ele deveria ter sido destinado por nascimento a vida de um príncipe.
Quando chegou a idade de 16 anos, seu pai arranjou-lhe um casamento com uma prima da mesma idade chamada Yasodhara. Segundo o relato tradicional, ela deu à luz um filho, chamado Rahula. Sidarta teria passado até os 29 anos de idade como um príncipe e, embora seu pai não desejasse, Sidarta sentiu que a riqueza material não era o objetivo final da vida, partiu para buscar a iluminação.
Budão
Após 6 anos de vida ascética e muitos estudos, Sidarta resolveu que era “ou vai ou racha”: sentou embaixo de uma árvore e disse que dali não sairia até alcançar a Iluminação e, passados 49 dias de meditação e com a idade de 35 anos, Sidarta alcançou a iluminação espiritual, onde compreendeu as causas do sofrimento e os caminhos necessários para eliminá-lo. Estas descobertas tornaram-se conhecidas como as Quatro Nobres Verdades, que são o coração dos ensinamentos budistas. Com a realização dessas verdades, um estado de suprema liberação, ou nirvana, é acreditado ser possível ao alcance de qualquer ser. O Buda descreve o nirvana como um estado perfeito de paz mental livre de toda ignorância, inveja, orgulho, ódio e outros estados aflitivos.
Buda, o Iluminado: sentado nessa posição há 2600 anos!
Sidarta morreu aos oitenta anos de idade. Seu corpo foi cremadopor seus amigos e as cinzas foram repartidas entre vários governantes, para serem veneradas como relíquias sagradas.
Fontes:
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sidarta_Gautama
Ponto de encontro das religiões: http://www.bahai.org.br/religiao/buda.htm
Caminho do meio: http://caminhodomeio.wordpress.com/2008/02/15/buda/

Eu adorei e espero que vocês também Gostem!!!!

Namastê!!!!

Um comentário: