sábado, 23 de junho de 2012

Budismo de Nitiren


Nitiren Daishonin
Nitiren Daishonin* nasceu em 16 de fevereiro de 1222, numa família de pescadores na província de Awa (atual província de Tiba), no Japão. Em 1233, entrou para o sacerdócio no Templo Seityo e começou a estudar o Budismo.
Na infância, recebeu o nome de Zennitimaro, mas após entrar para o sacerdócio, conforme a tradição da época, mudou o nome para Yakuo Maro e depois para Rentyo.
De 1238 a 1242, ele viveu em Kamakura, então centro do governo japonês, a fim de aprofundar os estudos religiosos. Após retomar ao templo Seityo, foi para Quioto e Nara, centros de estudo do Budismo.

Em Quioto, pesquisou exaustivamente todos os Sutras de Sakyamuni e concluiu que o Sutra de Lótus era o supremo ensino.

Daí-Gohonzon  
Após  dez anos de estudos, Rentyo então com 32 anos de idade, retornou para o templo de Sentyo e, em 28 de abril de 1253 , recitou pela primeira vez o Nam-Myoho-Rengue-Kyo** expondo seu ensino e adotando o nome Nitiren (Niti significa “Sol” e Ren significa “Lótus”).

Vinte e seis anos depois de ter recitado Nam-Myoho-Rengue-Kyo e ter enfrentado severas instigadas pelas seitas tradicionais, Nitiren Daishonin percebe que a época para o comprimento de seu advento neste mundo havia chegado.

Os discípulos estavam plenamente conscientes da sua superioridade de se ensino e já haviam desenvolvido uma firme fé. Daishonin materializou o propósito de seu advento com a inscrição do Daí-Gohozon, o supremo objeto de devoção, em 12 de Outubro de 1279. Dessa forma, estabeleceu o que foi chamado de posteriormente Verdadeiro Budismo, pois somente seus ensinamentos possibilitavam  às pessoas transformar radicalmente a vida. Esse é um dos motivos de Nitiren Daishonin ser chamado de Buda Original.

Daishonin faleceu em 13 de Outubro de 1282, aos 60 anos , após transferir todos os seus ensinos para o discípulo imediato Nikko Shonin.

*Daishonin: Título Concedido a Nitiren por seus discípulos que significa “Grande Sábio”. Daí quer dizer “Grande” e Shonin “Sábio”.
**O Nan Myoho Rengue Kyo também é conhecido por Daimoku. Portanto quando se diz “recitar Daimoku”, significa recitar o Nam Myoho Rengue Kyo.

2 comentários:

  1. Evite colocar fotos do Gohonzon, pois banaliza algo tão sagrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o coloquei na intensão de banalizar e sim de divulgar, vc já viu essa pagina do google?

      https://www.google.com.br/search?q=gohonzon&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=zjjnT9mOOIL40gGqqrDMCQ&sqi=2&ved=0CHMQsAQ&biw=1280&bih=656

      Achei o máximo pessoas que tatuaram seus corpos com o Dai Gohonzon, acredito que elas fizeram isso em forma de homenagem, pois devem ter recebido benefícios inimagináveis.

      Porque "esconder" a nossa Devoção ao Dai Gohonzon, afinal de contas não é fácil realizar chacubuku sem esclarecer bem o que é a Prática do Sutra de Lótus e tudo que está ligada a ela.

      Namastê!

      Excluir